Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

A Organização das Nações Unidas corre contra o tempo para evitar o vazamento de petróleo de um navio tanque atracado na costa do Iêmen há oito anos.

A embarcação Fso Safer tem 360 metros e está em avançado estado de decomposição. Dentro dele há um milhão e cem mil barris de petróleo bruto, que podem vazar se não forem retirados com rapidez.

Um eventual vazamento seria o quinto pior da história e uma catástrofe para a região do Mar Vermelho, destruindo uma região que já sofre com diversos dramas humanitários.

Leia também: CPMI dos atos golpistas aprova convocações de Anderson Torres, Braga Netto e Mauro Cid

O abandono do navio é mais uma consequência da guerra civil que devasta o Iêmen desde 2014. Dois terços da população, cerca de 17 milhões de pessoas, não têm acesso à comida suficiente, abrigo e cuidados médicos.

Em meio aos programas de ajuda humanitária, a ONU também elaborou um plano para evitar a tragédia ambiental. A organização anunciou que conseguiu arrecadar o valor para a primeira fase da operação de salvamento, cerca de R$ 630 milhões.

O trabalho começou no mês passado. Técnicos estão injetando um gás inerte, que não é reativo, para remover o oxigênio das câmaras de óleo e evitar uma possível explosão. A próxima fase, a transferência do petróleo, deve iniciar ainda este mês. Só então o navio poderá ser rebocado e desmontado para servir como sucata.

Leia também: Alemanha dá vale-cultura de 200 euros para jovens de 18 anos