Notícias

“Mauro Cid funcionou como um assessor de mensagens golpistas", afirma Leonardo Sakamoto

Jornalista analisou o “roteiro de golpe de Estado" encontrado no celular do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro


16/06/2023 21h50

Convidado da bancada do Jornal da Cultura desta sexta-feira (16), o jornalista e doutor em ciência política Leonardo Sakamoto analisou o "roteiro de golpe de Estado" encontrado no celular de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo Sakamoto, elementos como a falta de suporte do alto escalão do exército e as instituições brasileiras fizeram com que as intenções golpistas não se concretizassem.

Apesar disso, o jornalista disse que fatores externos, como a eventual explosão da bomba próxima a um caminhão de combustível na frente do aeroporto de Brasília, plantada por militantes bolsonaristas em dezembro do ano passado, poderiam contribuir para o plano golpista com a geração de caos.

Leia também: “Roteiro” para golpe de Estado é encontrado em celular de Mauro Cid

“O que a gente viu, na verdade, foi que Mauro Cid funcionou como uma espécie de assessor para assuntos golpistas, recebendo sugestões e comunicando isso com o ex-presidente da República”, disse Sakamoto.

Nesta sexta, o ex-presidente Jair Bolsonaro divulgou uma nota de sua equipe de defesa reiterando que “jamais participou de qualquer conversa sobre um suposto golpe de Estado”.

Confira o comentário de Sakamoto sobre o tema na íntegra:


Leia também:
Moraes autoriza PF colher depoimentos de Bolsonaro e Silveira em caso de Marcos Do Val

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alinhamento de cinco planetas poderá ser visto na madrugada desse sábado (17)

Bolsonaro divulga nota reiterando que “jamais participou de qualquer conversa sobre golpe de Estado”

Preços da gasolina e do etanol voltam a cair nos postos do país

“Roteiro” para golpe de Estado é encontrado em celular de Mauro Cid

Dois novos casos de febre maculosa são confirmados no estado de SP