Notícias

Presidente da Fapesp fala sobre investimentos da fundação no desenvolvimento de Inteligências Artificiais

Marco Antonio Zago detalhou planos para o fortalecimento de pesquisas sobre a área no Brasil


19/06/2023 22h15

O Roda Viva desta segunda-feira (19) recebe o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Marco Antonio Zago.

Durante a entrevista, Zago é perguntado sobre a visão estratégica da Fapesp em relação às tecnologias de inteligência artificial. Segundo o presidente da instituição, a fundação, em parceria com outras empresas, investe em centros de pesquisa aplicada para o desenvolvimento de ciências da computação e inteligências artificiais.

Ainda falando de aportes na área de I.As, Marco Antonio Zago também menciona a existência de um fundo da Fapesp, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que data do início da internet no Brasil.

“A internet comercial começou dentro da Fapesp, tanto que a fundação fazia registro de domínio por muitos anos. Esse recurso, recolhido corretamente, ficou guardado e ele se transformou em um fundo que pertence à Fapesp e ao Ministério. Gastamos juntos esse recurso para desenvolvimento do mundo digital”, explica.

De acordo com o presidente da fundação, com o dinheiro do fundo, são criados centros de pesquisa especializados no setor em São Paulo e em outros estados do país.

Participam da bancada de entrevistadores Aldo Quiroga, apresentador e editor-chefe do Jornal da Tarde, da TV Cultura; Fabiana Cambricoli, repórter especial do "Estadão"; Rafael Garcia, repórter da sucursal de São Paulo do jornal O Globo; Sabine Righetti, jornalista, pesquisadora e fundadora da Agência Bori; além de Salvador Nogueira, jornalista de Ciência e colunista da Folha de S.Paulo. Os desenhos estarão a cargo do cartunista Eduardo Baptistão.

Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Autor do ataque em escola no Paraná diz que ação foi por retaliação por sofrer bullying

Bilionário britânico é um dos tripulantes do submarino que desapareceu em expedição ao Titanic

Polícia prende segundo suspeito por ataque em escola de Cambé, no Paraná

Submarino que levava turistas ao Titanic tem apenas 96 horas de oxigênio restante

Erika Hilton pede explicações à prefeitura de SP sobre retirada de bandeira LGBTQIA+ do Theatro Municipal