“Não tinha alunos pretos na USP antes das cotas, afirma Marco Zago
Ex-reitor da universidade diz que inclusão de cotas racial e social é a sua “melhor herança” na instituição
19/06/2023 22h32
O Roda Viva desta segunda-feira (19) recebe o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Marco Antonio Zago.
Zago preside a Fapesp, entidade que apoia a pesquisa científica e tecnológica por meio de Bolsas e Auxílios à Pesquisa que contemplam todas as áreas do conhecimento, desde 2018.
No programa, Zago responde sobre o interesse dos jovens pela graduação e pós-graduação, segundo ele, houve uma queda de 30%. O presidente da instituição fala sobre como a questão socioeconômica também impacta no ingresso ao ensino superior e o papel das agências de fomento nesse cenário.
“Para o desenvolvimento do país, nós precisamos das melhores mentes e de todos que possam contribuir, com e gênero não interessa, é secundário, o que importa é que eles possam participar do processo e para isso, eles precisam se preparar”. Isso me levou, como reitor da universidade de São Paulo, à aprovação, no conselho universitário, das cotas para inclusão racial e social. Isso, talvez, seja a maior herança que eu deixei pra USP, isso mudou a unidade”, afirma.
“Agora, nós temos alunos que são pretos e que não tinham antes. Isso é um bom sinal. É difícil entender se a própria universidade tem que arcar com isso, porque ela tem recursos para a educação, ela tem que criar programa com os governos para apoiar os estudantes que não têm condições”, acrescenta.
Participam da bancada de entrevistadores Aldo Quiroga, apresentador e editor-chefe do Jornal da Tarde, da TV Cultura e Fabiana Cambricoli, repórter especial do Estadão.
Também participam Rafael Garcia, repórter da sucursal de São Paulo do jornal O Globo, Sabine Righetti, jornalista, pesquisadora e fundadora da Agência Bori, além de Salvador Nogueira, jornalista de Ciência e colunista da Folha de S.Paulo. Os desenhos estarão a cargo do cartunista Eduardo Baptistão.
Assista ao programa:
Apresentado por Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS