Notícias

Consumo frequente de álcool está relacionado a mais de 60 doenças, aponta estudo

Pesquisa elaborada pela Universidade de Oxford descobriu 33 doenças que podem ser desenvolvidas com o consumo frequente de bebidas


20/06/2023 16h10

Um estudo elaborado pela Universidade de Oxford, em parceria com a China Kaadoorie Biobank, mostrou que o consumo frequente de bebidas alcoólicas aumentam o risco de uma pessoa desenvolver 61 doenças, entre elas cirrose, diabetes e tuberculose.

O que mais surpreendeu os pesquisadores era que 28 dessas doenças já eram muito conhecidas pela ciência. Outras 33 não eram consideradas, que é o caso do câncer de pulmão, catarata e gota.

O levantamento acompanhou 512 mil pessoas ao longo de 12 anos. Do grupo, 33% dos homens disseram que consumiam álcool ao menos uma vez por semana. Entre as mulheres, o índice foi de 2%.

Leia também: Exposição “Luzes da Coreia” fica aberta ao público até o dia 20 de agosto em São Paulo

“O que o estudo mostra é isso. É que essa normatização do consumo do álcool acabou gerando um aumento nesses países. E isso certamente ia impactar no aumento de doenças relacionadas ao consumo”, explica Clarice Madruga, pesquisadora da Unifesp.

O trabalho é considerado como um alerta sobre o consumo de álcool. Ainda que não se trate de um transtorno, como o alcoolismo, o uso da substância traz riscos.

“É muito comum o brasileiro que consome álcool consumir altas doses e de forma frequente. O que quer dizer mais de seis doses em uma única ocasião”, completa Madruga.

A OMS entende que não existe consumo de álcool absolutamente seguro, mas define uma dose diária para mulheres e duas para homens como uso moderado.

Leia também: Opinião desta quinta-feira (22) fala sobre as tradicionais festas juninas

“Não adianta acumular na semana, é dia a dia. Quer dizer, se você bebe três doses no fim de semana já é ruim”, alerta o médico Arnaldo Lichtenstein.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Consumo frequente de álcool está relacionado a mais de 60 doenças, aponta estudo

Cinco palestinos morreram e 90 ficaram feridos em ataque de Israel contra territórios da Cisjordânia

Terra Yanomami zera alertas de garimpo ilegal pela primeira vez desde 2020, diz PF

Dia Mundial dos Refugiados tem ação educativa para crianças afegãs em Guarulhos

Opinião desta quinta-feira (22) fala sobre as tradicionais festas juninas