Notícias

Zanin afirma que ações da Lava Jato não o tornam automaticamente suspeito para julgamentos

Em sabatina no Senado, indicado ao STF respondeu questionamentos de Moro sobre Lava-Jato


21/06/2023 15h45

Durante sabatina no Senado nesta quarta-feira (21), o advogado Cristiano Zanin afirmou que fará uma análise de cada um dos casos da Operação Lava Jato caso assuma a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Como defendeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso, ele irá ler os inquéritos antes de se declaras suspeito.

“Eu não acredito que o simples fato de colocar uma etiqueta, indicar o nome Lava Jato, possa ser um critério do ponto de vista jurídico para aquilatar a suspeição ou o impedimento. [...] Sem nenhuma crítica, todos nós sabemos que, no passado recente, quase tudo o que funcionava em varas especializadas recebia a etiqueta de Lava Jato. Então isso não é para mim um critério jurídico, mas sim aquele que a lei prevê, que é analisar as partes e o conteúdo”, explicou Zanin.

A manifestação aconteceu após um questionamento do senador Sergio Moro (União Brasil/PR), que atuou na Operação Lava Jato.

Além disso, Moro perguntou sobre validade de provas ilícitas em processos, uma referência à revelação de mensagens entre o ex-juiz e o ex-procurador Deltan Dallagnol, obtidas por hackers. Zanin foi breve e disse que o STF já julgou essas provas como legais.

Leia também: Lula se encontra com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni

Mesmo com os embates no passado, durante os processos da Lava Jato no Paraná, os dois se comportaram cordialmente e não houve problemas na sabatina.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Banco Central anuncia PIX Automático, ferramenta de pagamentos periódicos, para abril de 2024

Bolsonaro diz que acredita que ação no TSE que pode torná-lo inelegível será arquivada

Lula se encontra com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni

Explosão de gás na região central de Paris causa incêndio e deixa 16 pessoas feridas

Aprovação do governo Lula sobe 5% de abril a junho, segundo pesquisa Genial/Quaest