Notícias

Câmara aprova texto-base da Reforma Tributária em primeiro turno

Deputados analisam os destaques da proposta; apenas PL e Novo votaram contra


06/07/2023 22h13

O plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira (6) o texto-base da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Reforma Tributária. Por 382 votas a 118, o projeto passou em primeiro turno. Eram necessários, no mínimo, 308 votos. Após a votação, os deputados irão analisar os destaques.

Apesar da aprovação com folga, o projeto ainda precisa ser analisada em segundo turno. Após votação no Congresso, a matéria irá ao Senado.

O resultado é considerado uma vitória para o governo Lula. Com exceção do PL e do Novo, todas as bancadas orientaram os deputados a votar a favor da PEC.

Fora do congresso, a pauta foi apoiada pelo governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL); do Paraná, Ratinho Jr (PSD); de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MG).

Leia também: "Reforma tributária não é pauta de governo, é pauta de Estado", diz Arthur Lira antes da votação

Entre os principais pontos da propostas, está a extinção dos tributos IPI (federal), PIS (federal), Cofins (federal), ICMS (estadual) e ISS (municipal), e a criação de dois IVAs (Imposto sobre Valor Agregado), o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirá o ICMS dos Estados e o ISS dos municípios; e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que vai unificar os tributos federais.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

"Reforma tributária não é pauta de governo, é pauta de Estado", diz Arthur Lira antes da votação

Planalto volta atrás e confirma demissão de Daniela Carneiro do Ministério do Turismo

Após incêndio no apartamento de Zé Celso, especialista explica como evitar acidentes elétricos

Apesar da pressão, Daniela Carneiro segue no Ministério do Turismo

Anvisa aprova novo teste para detectar Febre Maculosa