Seria "um absurdo" a Otan não iniciar o processo de inclusão da Ucrânia, diz Zelensky
Na Lituânia, líderes dos países que integram o bloco avaliarão as possíveis entradas de Suécia e Ucrânia na aliança
11/07/2023 09h54
Dias após Joe Biden declarar que seria “prematuro” iniciar o processo de inclusão daUcrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Volodymyr Zelensky afirmou ser "um absurdo" a aliança militar do ocidente não oferecer a candidatura ao seu país.
Vale lembrar que os líderes dos países que integram a Otan se encontram na Lituânia no momento. Lá, eles avaliarão as possíveis entradas de Suécia e Ucrânia no bloco.
Em entrevista ao canal CNN veiculada no último domingo (9), o presidente dos Estados Unidos destacou que o conflito no leste europeu pode ser um impeditivo para a nação comandada por Zelensky: “Se a guerra está em andamento, estaremos todos em guerra contra a Rússia".
Leia mais: Corpo de palmeirense morta nos arredores do Allianz Parque é velado em SP
Veja os principais pontos abordados pelo oncologista Fernando Maluf no Roda Viva
"A coragem dos heróis ucranianos limpou o pó da história de todos os valores para a proteção dos quais foi criada a Otan. A fronteira da Ucrânia ao leste, a fronteira do nosso Estado e a posição dos nossos soldados é o limite que a ditadura russa - que, de diferentes formas, sempre tentou conquistar os povos da Europa - nunca mais atravessará", escreveu o presidente ucraniano por meio de suas redes sociais nesta terça-feira (11).
Recentemente, a guerra chegou ao seu 500º dia. Em alusão à data, Zelensky afirmou que sua nação é o "país dos corajosos".
REDES SOCIAIS