Após o governo federal anunciar o fim do Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares), o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) usou as redes sociais para afirmar que pretende editar um decreto para regular um programa próprio de escolas cívico-militares no estado.
“Fui aluno de colégio militar e sei da importância de um ensino de qualidade e como é preciso que a escola transmita valores corretos para os nossos jovens”, escreveu o governador.
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo publicou uma nota nesta quarta-feira (12) explicando que o modelo que será implementado está restrito a uma escola localizada no Guarujá, litoral paulista. Com a edição do decreto, ele poderá ser colocado em prática em todo estado.
Leia também: Em depoimento à PF, Bolsonaro nega plano golpista contra Alexandre de Moraes
Ainda de acordo com a pasta, "a decisão do MEC de descontinuar o programa não altera o conteúdo pedagógico oferecido aos estudantes".
Sobre o Pecim, o governo federal terá até o fim do ano para encerrar o programa. A gestão é dividida entre as pastas da Educação e da Defesa. Os militares que fazem parte do programa sairão de maneira gradual.
Em nota técnica, o MEC afirmou que o programa desvia a finalidade das Forças Armadas.
Leia também: TV Cultura estreia documentário sobre Almino Affonso neste domingo (16)
REDES SOCIAIS