A Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com o Ministério da Cultura, lançou o Funarte Retomada, conjunto de programas de promoção da Política Nacional das Artes, na segunda-feira (10). A iniciativa distribuirá o financiamento de R$ 52 milhões para as áreas de Artes Visuais, Circo, Dança, Música e Teatro em todo o país.
Leia mais: Veja as cinco melhores fotografias de vida selvagem eleitas em concurso
Sindicato dos atores de Hollywood recomenda greve; prazo para negociações se encerrou nesta quarta (12)
As inscrições nos cinco primeiros editais, um para cada linguagem artística de atribuição da Funarte, ficam abertas a partir de quinta-feira (13) e são gratuitas, através do site da organização. Como medida para diversificar os projetos contemplados, todos os editais possuem cotas para pessoas negras, indígenas e/ou com deficiência.
A Política Nacional das Artes é orientada por cinco pilares: criação de arte e acesso; difusão nacional e internacional; memória e pesquisa; formação e reflexão; e a reestruturação da Fundação e de suas iniciativas.
Em discurso, a presidenta da Fundação, Maria Marighella, ressaltou a priorização dos trabalhadores das áreas artísticas na distribuição do investimento: “A Funarte Retomada é o resultado do nosso esforço nesses primeiros quatro meses de gestão, para programas que pudessem estar de mãos dadas com quem tece a rede produtiva das artes e promove o acesso da população aos bens artísticos e culturais".
REDES SOCIAIS