Oposição fala em Impeachment de Barroso no STF após declaração sobre derrotar bolsonarismo
Corte emitiu uma nota sobre o comentário do ministro e afirmou que ela não se referia "à atuação de qualquer instituição"
13/07/2023 16h35
Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso ter dito a frase “nós derrotamos o bolsonarismo” em um congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), parlamentares da oposição falam em impeachment do magistrado e acusam Barroso de ativismo judicial.
Nikolas Ferreira (PL - MG), deputado mais votado do país nas últimas eleições, afirmou em suas redes sociais que a oposição entrará com processo de impeachment contra o ministro.
“A oposição entrará com processo de impeachment contra Barroso por cometer crime de “exercer atividade político-partidária”, previsto no art. 39, da lei 1079/50. Se, por um milagre, houver justiça nesse país, a perda do cargo é inegável”, publicou.
Leia também: Em depoimento à PF, Bolsonaro nega plano golpista contra Alexandre de Moraes
Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e senador, Flávio Bolsonaro (PL - RJ) também criticou a declaração de Barroso.
“‘Derrotamos o bolsonarismo’ de que forma? Começou com atuação política contra a PEC do voto impresso na Câmara? Precisamos de respostas e vamos tomar as medidas cabíveis”, escreveu.
Outros parlamentares da oposição também se manifestaram contra a declaração do ministro.
Em nota, o STF afirmou que a fala de Barroso sobre derrotar o bolsonarismo não se referia "à atuação de qualquer instituição".
“Como se extrai claramente do contexto da fala do Ministro Barroso, a frase ‘Nós derrotamos a ditadura e o bolsonarismo’ referia-se ao voto popular e não à atuação de qualquer instituição”, manifestou a corte.
Leia também: Lula revoga decretos do Marco Legal do Saneamento e publica novas regras
REDES SOCIAIS