A Região Nordeste bateu recorde na geração de energia pelas fontes eólica e solar. A informação, que foi divulgada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), é referente à primeira quinzena de julho.
Dos 12 recordes confirmados no Brasil, 9 foram do Nordeste. O mais recente ocorreu no dia 13 de julho, quando a produção solar instantânea no Nordeste atingiu 6.597 megawatts, que corresponde a 53,3% da demanda da região.
Ainda segundo o ONS, o recorde de produção solar média no Sistema Interligado Nacional (SIN) ocorreu no dia 4 de julho, com 5.752 megawatts. Na mesma data, houve o recorde na geração de energia eólica no Nordeste, com 16.453 megawatts médios, energia suficiente para abastecer toda a região.
Leia também: Produção científica brasileira registra pior queda em 26 anos
Temporada dos ventos
O mês de julho é conhecido como o período que marca a chamada “safra dos ventos”, com condições favoráveis à movimentação das massas de ar.
No dia 03, às 23h59, houve registro inédito na geração de energia eólica instantânea no Nordeste, com 17.135 megawatts. Horas depois, às 22h41 do dia 4, o patamar foi superado, chegando a 18.401 megawatts, que representa 149,1% da demanda da região naquele momento.
REDES SOCIAIS