O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (23) que os esforços dos EUA para assegurar um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia estão em andamento. Entretanto, não deu mais informações.
A declaração foi feita durante seu pronunciamento no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, onde participou por meio de videoconferência.
Leia mais: Trump promete aumentar sanções à Rússia se guerra na Ucrânia não chegar ao fim
“É muito importante que isso seja resolvido. Trata-se de um campo de extermínio absoluto… é hora de acabar com isso”, disse Trump. “Milhões de soldados estão sendo mortos”, acrescentou.
De acordo com informações divulgadas pelo portal internacional Reuters, Trump também destacou o bom relacionamento entre os Estados Unidos e a China, acreditando que o país asiático pode desempenhar um papel importante na resolução do conflito entre Rússia e Ucrânia. “Eles têm um grande poder sobre essa situação”, afirmou. “Esperamos trabalhar juntos para acabar com isso.”
Leia mais: Pedágio free flow no litoral de São Paulo tem 10 mil multas em menos de dois meses
Na quarta-feira (22), o presidente americano publicou uma mensagem em suas redes sociais dizendo que não deseja prejudicar a Rússia. Ele afirmou amar o povo russo e disse manter um bom relacionamento com o presidente Vladimir Putin, mas enfatizou a necessidade de um acordo.
REDES SOCIAIS