Notícias

Presidente do banco do Brics, Dilma Rousseff se reúne com Putin e afirma que não tem planos para financiar projetos na Rússia

Encontro ocorreu às vésperas do encontro entre a delegação russa e países africanos, que começa nesta quinta-feira (26)


26/07/2023 21h01

A presidente do banco do Brics e ex-presidente da República, Dilma Rousseff, se reuniu nesta quarta-feira (26) com o líder russo, Vladimir Putin, em São Petersburgo.

O encontro ocorreu às vésperas do encontro entre Rússia e países africanos, que começa nesta quinta-feira (26), no qual Dilma irá participar.

Antes da reunião, ela postou nas redes sociais que o novo banco de desenvolvimento não estuda financiar qualquer projeto na Rússia neste momento, e que respeita as sanções internacionais a Moscou.

Leia também: Gestão Tarcísio reduz número de itinerários formativos em reestruturação do Novo Ensino Médio

Desde o início da guerra na Ucrânia, no ano passado, a comunidade europeia e os Estados Unidos congelaram bilhões de dólares em ativos da Rússia.

Também nesta quarta, à imprensa, tanto Dilma quanto Putin voltaram a criticar a dependência das transações em dólares para países em desenvolvimento.

A presidente do banco do Brics também se reuniu com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. O país africano sediará a cúpula do bloco econômico no próximo mês. Vladimir Putin, entretanto, não vai participar presencialmente da reunião. Ele é alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional de Haia, acusado de crimes de guerra contra crianças ucranianas, e pode ser detido ao pisar em solo estrangeiro.

Leia também: Roda Viva recebe Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (31)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido