O movimento negro de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (1º), que realizará uma manifestação contra a Operação Escudo, ação policial da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) que ocorre desde a última sexta-feira (28), na região da Baixada Santista.
A manifestação ocorrerá na próxima quinta-feira (3), às 18h, em frente à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. O movimento negro pede a saída imediata do governador Tarcísio de Freitas e o “fim das intervenções policiais por vingança nos territórios pobres e negros.”
Leia mais: Moradores acusam polícia de SP de caçada em favela de Guarujá
Uneafro Brasil, Movimento Negro Unificado e Marcha das Mulheres Negras de São Paulo são algumas das entidades que estarão presentes na manifestação.
A Operação Escudo foi iniciada pelo governo em resposta à morte do soldado Patrick Bastos Reis da ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) na última quinta-feira (27), no Guarujá. Pelotões de Choque e mais de 3 mil policiais militares estão participando da operação.
Leia também: Como o consumo de grandes marcas afeta os jovens de periferia?
Até o momento, o número de vítimas dessa ação policial pode chegar a 19, segundo a Ouvidoria das Polícias de São Paulo. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, moradores e familiares das vítimas relatam que as ações ocorrem com muita violência e abuso de poder por parte dos policiais.
REDES SOCIAIS