Durante evento em Santarém, no Pará, o presidente Luiz Inácio Lula do Silva (PT) defendeu que a região amazônica deve gerar riquezas ao povo e não ser apenas um santuário. O discursou aconteceu na véspera da Cúpula da Amazônia.
"É preciso a gente fazer na Amazônia para vocês perceberem que a Amazônia não é só a copa das árvores", afirmou o presidente.
Lula lançou a Infovia 01, que liga Santarém a Manaus por meio de cabo de fibra óptica para oferecer internet às comunidades entre os dois municípios, nesta segunda-feira (7). Na próxima terça (8), ele receberá chefes de Estados dos países que estão nas terras amazônicas.
“[Na Amazônia,] moram milhões de amazônidas que querem viver bem, trabalhar, comer, ter aquilo que produz, além de querer preservar, não como santuário, mas fonte de aprendizado da ciência do mundo inteiro. Para que a gente possa encontrar um jeito de preservar ganhando dinheiro, para o povo que aqui mora possa viver dignamente”, completou.
Leia também: Brasil tem 1,7 milhão de indígenas, apontam novos dados do Censo Demográfico 2022
Vale lembrar que o desenvolvimento sustentável da região foi uma das principais promessas de campanha do petista. No seu evento, ele descartou desestimular a Zona Franca de Manaus.
REDES SOCIAIS