Haddad não vê fim do parcelamento sem juros como solução ao rotativo: “Sistema padrão de compra brasileiro”
Ministro responde a declarações do presidente do Banco Central e defende debate para encontrar solução para juros do cartão
14/08/2023 19h09
O ministro Fernando Haddad (Fazenda) afirmou nesta segunda-feira (14) que acabar com o parcelamento sem juros do cartão de crédito não é a solução para acabar com as altas taxas do rotativo. A declaração é uma resposta aos discursos do presidente do Banco Central na última semana.
"Não podemos perder de vista o varejo. Porque as compras são feitas assim no Brasil, então não pode mexer nisso", disse Haddad durante o podcast Reconversa.
De acordo com Haddad, os juros do rotativo do cartão de crédito são, de fato, um problema para o país. Porém, outras soluções devem ser analisadas pelas autoridades.
"Tem que proteger quem está caindo no rotativo, claro, tem que fazer alguma coisa por essa pessoa. Mas o sistema padrão de compra brasileiro hoje é esse [parcelamento]”, completou.
Leia também: Cracolândia muda de lugar em São Paulo e volta para região da Santa Ifigênia
Na semana passado, Roberto Campos Neto afirmou que o Banco Central avalia alternativas para reduzir a inadimplência nas operações com cartão de crédito. Uma delas é taxar o parcelamento sem juros de compras do cartão.
Apesar dos bancos aprovarem essa ideia, há outras soluções sendo analisadas. Do outro lado, associações de defesa do consumidor e representantes de varejistas desaprovam a medida.
REDES SOCIAIS