A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) publicou nesta quinta-feira (17) uma lista de recomendações para uma possível chegada da variante Éris, também conhecida como EG.5, da Covid, no país.
Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um comunicado chamando a atenção para a EG.5 e seu alto poder de transmissão.
Segundo a SBI, mesmo não apresentando mudanças no padrão de gravidade da doença, relacionado à hospitalização e óbito, a Éris possui mutações que conferem maior capacidade de transmissão e de escape imune.
Leia mais: UFRJ volta a recomendar uso de máscara após aumento de casos de Covid-19
A nova cepa já foi identificada em 51 países, mas ainda não há casos registrados no Brasil.
“É possível que a EG.5 possa estar circulando no país de forma silenciosa, devido ao baixo índice de coleta e análise genômica no Brasil”. “Devemos estar atentos à possibilidade de uma nova onda de casos ocorrendo nas próximas semanas, com baixo potencial de quadros graves, baseado no cenário epidemiológico dos países onde ela já circula”, diz o comunicado.
Com esse cenário, a Sociedade recomenda que as autoridades de saúde adotem medidas para aumentar a coleta de testes diagnósticos e a vigilância genômica dos casos sintomáticos de Covid-19.
A SBI alerta para que a população mantenha o calendário vacinal em dia incluindo as doses de reforço e dando prioridade à vacina bivalente; o uso de máscaras para população de risco em locais fechados, com baixa ventilação e aglomeração; e a testagem dos casos de síndrome gripal para redução da transmissão em caso de Covid-19, com isolamento dos casos positivos.
Leia também: Fiocruz: InfoGripe alerta para aumento no número de casos de rinovírus entre crianças
REDES SOCIAIS