Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

gettyimages
gettyimages

Cerca de 13 milhões de equatorianos vão às urnas neste domingo (20) para eleger o substituto do presidente Guillermo Lasso, que convocou eleições antecipadas para interromper o próprio processo de impeachment.

Leia mais: Gêmeas que nasceram com as cabeças unidas são separadas em Ribeirão Preto (SP)

Os candidatos se comprometeram a combater o crime e melhorar a economia do país, que passa por dificuldades, em meio ao aumento acentuado da violência atribuída a traficantes de drogas e problemas como o desemprego, que aumentaram a migração.

A insegurança no Equador se tornou trágica na semana passada, quando Fernando Villavicencio, ex-jornalista investigativo e parlamentar, foi morto a tiros enquanto saía de um evento de campanha.

Veja os candidatos:

Luisa González: Candidata do ex-presidente Rafael Correa, liderava as pesquisas antes do assassinato de Villavicencio com cerca de 30% das intenções de voto. Não foram publicadas novas pesquisas desde então.

Yaku Perez: O ambientalista indígena, que ficou entre os cinco primeiros dos oito candidatos nas últimas pesquisas, prometeu um governo do povo durante uma manifestação matinal em Quito.

Otto Sonnenholzner: O candidato é economista pela Ludwig-Maximilians-Universität München e mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School. Ele já foi vice-presidente do Equador, tendo o nome aprovado pela Assembleia Nacional com 94 votos.

Jan Topic: O candidato é um soldado profissional que integrou a Legião Estrangeira Francesa como franco-atirador, paraquedista, tendo participado de operações na África, Síria e Ucrânia. Topic é graduado em Economia e Matemática pela Universidade da Pensilvânia, com mestrado em Finanças Quantitativas pela Escola de Economia de Londres.

Christian Zurita: O candidato substitui Fernando Villavicencio, a candidatura foi oficialmente aprovada pelo conselho eleitoral na na quarta-feira. Ele prometeu equipar melhor a polícia e consagrar protocolos de inteligência para combater o crime, usando empréstimos internacionais para fortalecer programas sociais.

Daniel Noboa: O ex-deputado, tendo presidido a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Produtivo e Projetos de Microempresa. Foi eleito para o cargo legislativo como representante da província de Santa Elena.

Noboa é formado em Administração de Empresas pela Stern School of Business, da Universidade de Nova York. Tem mestrados em Administração Pública e de Empresas, pela Kellogg School of Management; de Comunicação Política e Governança Estratégica, pela Universidade George Washingon, e um terceiro na Universidade de Harvard.

Xavier Hervas: O candidato de 50 anos é formado em Engenharia de Produção Agroindustrial na Universidade de La Sabana em Bogotá, Colômbia. Cursou MBA e mestrado em Ciência Política. Em 2021, disputou as eleições presidenciais do Equador pelo partido Izquierda Democrática, conseguindo 16,3% dos votos.

Bolivar Armijos: O candidato é fundador e ex-presidente do Conselho Nacional de Governos Paroquiais do Equador, liderando o setor rural com centenas de obras e projetos executados entre 2000 a 2019. Também é presidente do movimento Fuerza Rural y Productiva.

Leia também: Ataque de drone ucraniano deixa ao menos cinco pessoas feridas em Kursk