Lula defende empoderamento feminino como ‘condição para o desenvolvimento’ dos países
Segundo o presidente, “enquanto os homens fazem guerra, as mulheres lutam pela conciliação”
23/08/2023 09h31
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (23) que o empoderamento das mulheres é fundamental para o desenvolvimento econômico e social dos países.
"Em muitos lugares, enquanto os homens fazem a guerra, são as mulheres que lutam pela conciliação. A valorização e o fortalecimento do papel das mulheres na resolução dos conflitos será cada vez mais central para o mundo em paz. Mais do que isso, o empoderamento das mulheres é pré-condição para o pleno desenvolvimento econômico e social", pontua.
A declaração foi feita pelo político em Joanesburgo, na África do Sul, onde acontece a reunião do Brics – grupo econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
No discurso, ele saudou algumas das mulheres presentes no local, como Dilma Rousseff, presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (o "banco do Brics"), e Lebogang Zulu, representante da Aliança Empresarial de Mulheres do Brics.
O encontro promovido pelo grupo ao longo desta semana deve discutir, entre outros temas, a adesão de novos países como membros e/ou parceiros do Brics.
Lula viajou acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva, da ministra da Igualdade Racial Anielle Franco, além de outros ministros.
Leia também: Giro Econômico fala sobre moda e fast fashion no Brasil nesta quarta-feira (23)
REDES SOCIAIS