Índia pousa módulo lunar Chandrayaan-3 em região quase inexplorada da Lua
Missão espacial não-tripulada foi lançada no dia 14 de julho
23/08/2023 11h51
O módulo lunar da Índia, Chandrayaan-3, fez um pouso histórico em uma região quase inexplorada próxima ao polo sul da Lua nesta quarta-feira (23).
A descida ocorreu por volta das 9h15 e foi concluída pouco depois das 9h30, de acordo com a Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO).
Leia também: Lula defende empoderamento feminino como ‘condição para o desenvolvimento’ dos países
A missão espacial não-tripulada foi lançada no dia 14 de julho e entrou na órbita lunar em 5 de agosto.
Ao iniciar a descida, a Chandrayaan-3 iniciou a etapa que alguns cientistas chamam de “15 minutos de terror” - na qual a missão anterior havia falhado. A grande dificuldade, segundo os especialistas, é a transição de uma posição horizontal de alta velocidade para uma posição vertical, além do desafio de pousar em uma superfície irregular, com crateras e pedregulhos.
A conquista foi celebrada pela Indian Space Research Organisation nas redes sociais: “Chandrayaan-3 foi com sucesso e pousou suavemente na lua! Parabéns, Índia!”.
Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, também comemorou: “O triunfo do Chandrayaan-3 reflete as aspirações e capacidades de 140 milhões de indianos. Para novos horizontes e além!”.
REDES SOCIAIS