Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter @DrTedros
Reprodução/Twitter @DrTedros

A cidade de São Paulo registrou o dia mais quente do inverno de 2023 nesta quarta-feira (23). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura chegou aos 32,3ºC no mirante de Santana, zona norte da capital. O recorde anterior era de 11 de agosto, quando o termômetros marcaram 30,9ºC.

Segundo os especialistas, as altas temperaturas no inverno brasileiro se devem a uma massa de ar quente e seco, que inibe a formação de nuvens. O resultado provoca uma onda calor em praticamente todo o país.

Antes de atingir a temperatura máxima, os termômetros já tinham passado dos 30ºC antes do meio dia. Foi a quarta vez no mês que o fato aconteceu.

A tendência é a temperatura aumentar. As previsões indicam que São Paulo pode registrar 34º C na próxima quinta (24). Caso se confirma, será o dia mais quente para o mês de agosto em 80 anos.

Leia também: Rede 5G é liberada para ativação em mais 100 municípios do Brasil

Vale ressaltar que a marca de hoje foi a oitava maior para um mês de agosto nestes 80 anos, conforme as estatísticas do Inmet.

Dia quente fora de São Paulo

O dia não foi quente apenas na capital paulista. Em Bertioga, na região litorânea, os termômetros registraram 38,4ºC às 16h. Essa foi a maior temperatura do estado nesta quarta.

A segunda temperatura mais alta de São Paulo foi em Valparaíso, localizada a 564 quilômetros da capital, com 37,7°C às 15h.

Leia também: Cinco dicas para aumentar a produtividade usando a tecnologia