São Paulo amanheceu ensolarado e com temperatura em rápida elevação nesta quinta-feira (24).
Durante a madrugada, os termômetros das estações automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo registraram média de 20,2°C.
O ar seco ainda vai predominar no decorrer do dia, o que equivale dizer que os valores mínimos de umidade do ar podem chegar aos 22% nas horas de maior aquecimento durante a tarde. A temperatura máxima prevista é de 33°C.
Entretanto, a aproximação de uma frente fria deve aumentar a quantidade de nuvens a partir do fim da tarde, mas ainda sem previsão de chuvas significativas para a capital, apenas no sul do estado e de forma isolada. Não se descarta também, a ocorrência de eventuais rajadas de vento que podem chegar aos 50km/h em alguns momentos.
Leia também: Jair Renan, filho 04 de Bolsonaro, é alvo de buscas em operação da Polícia Civil do DF
De acordo com o banco de dados do CGE, agosto de 2023 registrou, até o momento, 10,4mm de chuva, o que representa 35% dos 29,7mm esperados para o mês.
Previsão para os próximos dias:
As simulações atmosféricas mais recentes indicam que a última semana de agosto será chuvosa e com queda acentuada das temperaturas.
Na sexta-feira (25), o sistema frontal avança pelo litoral paulista e muda as condições do tempo. Os ventos mudam de direção e passam a soprar do mar em direção à costa paulista, o que vai proporcionar declínio da temperatura e aumento da quantidade de nuvens. Por conta disso, o dia será marcado por sol entre nuvens e chuva fraca/chuviscos no fim do dia.
A temperatura mínima será observada à noite, com previsão de 16°C na madrugada e máxima de apenas 22°C. O ar seco perde força e os percentuais mínimos de umidade ficam na marca dos 50%.
Leia também: Zelensky nega envolvimento em queda de avião do grupo Wagner
No sábado (26), a frente fria ao largo do litoral ganha o reforço de áreas de instabilidade sobre o continente e que irão provocar pancadas de chuva de moderada a forte intensidade em alguns momentos no decorrer do dia, elevando dessa forma a probabilidade de formação de alagamentos.
A temperatura mínima prevista é de 13°C, enquanto a máxima não deve superar os 16°C. Os índices de umidade do ar se elevam significativamente, com valores mínimos acima dos 70%.
REDES SOCIAIS