A Câmara de Vereadores de Porto Alegre (Rio Grande do Sul) aprovou uma lei que caracteriza a data 8 de janeiro como "Dia Municipal do Patriota". O texto foi promulgado em 15 de julho por Hamilton Sossmeier (PTB), presidente do legislativo da cidade.
A data é nacionalmente lembrada pelos atos antidemocráticos que ocorreram em janeiro deste ano. Na ocasião, cômodos do Palácio do Planalto, Congresso e Supremo Tribunal Federal foram depredados por invasores, que deixaram um prejuízo estimado em R$ 25 milhões para o Estado Brasileiro.
Leia mais: PF descobre que segurança de Lula estava em grupo de Zap golpista
Em 15 de março, Alexandre Bobadra (PL), autor da proposta, apresentou o projeto à câmara porto-alegrense. No texto, o parlamentar não menciona os ataques golpistas que aconteceram em Brasília e nem o motivo para celebrar o 8 de janeiro como "dia dos patriotas".
Em cerca de duas páginas, Bobadra traz definições sobre patriotismo baseadas em ideais defendidos pelo escritor Olavo de Carvalho, pelo jurista Miguel Reale Jr. e pelo filósofo Luiz Felipe Pondé. Olavo de Carvalho é considerado um dos "gurus" do bolsonarismo no Brasil.
Alexandre Bobadra teve seu cargo cassado pelo TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul) em agosto deste ano. Abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação foram as justificativas da Corte para a decisão.
Leia também: PF interroga Cid sobre elo do militar com plano de hacker Delgatti
REDES SOCIAIS