Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Governo do Estado de São Paulo
Foto: Governo do Estado de São Paulo

Estudantes da rede estadual de São Paulo poderão escolher o ensino técnico como disciplina de Itinerário Formativo a partir de 2024. Em nota divulgada nesta sexta-feira (25), a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) afirma que serão mais de 1.200 unidades na capital, região metropolitana, litoral e interior com vagas disponíveis para jovens da segunda série.

A expectativa é de que cerca de 10 cursos sejam oferecidos nas escolas estaduais paulistas: administração, agronegócio, ciências de dados, desenvolvimento de sistemas, enfermagem, farmácia, hospedagem, logística, vendas, ciências de dados e apoio pedagógico na educação básica. Os dois últimos itens citados serão oportunizados em "caráter experimental", de acordo com o governo paulista.

Caso o ensino técnico seja escolhido como opção de itinerário formativo, ao invés das áreas de conhecimento, os estudantes poderão realizar a decisão na primeira série do ensino médio para cursar nas segunda e terceira séries seguintes. Neste caso, a carga horária que deverá ser cumprida pelos jovens está dividida entre a formação técnica profissional e as matérias da Base Nacional Comum Curricular (artes, biologia, filosofia, física, inglês, geografia, história, língua portuguesa, literatura, matemática, sociologia e química).

Reprodução\SEDUC-SP

Em escolas em tempo integral, disciplinas como educação financeira, projeto de vidaredação devem ser adicionadas na grade horária dos estudantes. 

Além das opções de disciplinas na rede estadual, os alunos também poderão escolher entre 23 cursos técnicos oferecidos pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que são divididos entre as opções: Desenvolvimento de sistemas, redes de computadores, cibersistemas, fabricação mecânica, mecânica automotiva, mecânica em precisão, mecatrônica, eletroeletrônica, eletromecânica, manutenção em máquinas industriais, instrumentação industrial, alimentos, qualidade, biotecnologia, farmácia, química, design em calçados, edificações, processos gráficos, portos, plástico e segurança do trabalho.

Os estudantes que optarem pelo ensino técnico no SENAI deverão cumprir a formação básica em suas escolas de origem

As matrículas e rematrículas dos estudantes paulistas devem ser realizadas até o dia 15 de setembro, de forma virtual ou presencial, nas escolas estaduais ou nos balcões de atendimento do Poupatempo. Neste último caso, os estudantes maiores de 18 anos ou responsáveis legais devem apresentar RG, histórico escolar e comprovante de residência para realizar o cadastro.

Mais informações relacionadas ao novo ensino médio de São Paulo podem ser consultadas no site da SEDUC-SP.