Notícias

STF forma maioria para determinar que o Congresso atualize número de deputados por estado

Atual lei estabelece apenas números máximo e mínimo de parlamentares e ação pede um detalhamento maior


25/08/2023 17h50

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (25) para fixar prazo ao Congresso para votar a lei que atualiza a quantidade de deputados federais por estado. O relator do caso é o ministro Luiz Fux, que estabelece que os parlamentares devem aprovar a lei até 30 de junho de 2025.

De acordo com o relator, o cálculo deverá se basear nos dados do último Censo, realizado pelo IBGE em 2022. Dessa maneira, o novo número deverá ser aplicado nas próximas eleições, que acontecerão em 2026.

Caso o Congresso não aprove a nova regra no prazo determinado, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinar a revisão até 1º de outubro de 2025.

A ação votada no STF foi apresentada pelo governo do Pará, argumentando que uma lei de 1993 estabelece os limites mínimo e máximo para o número de deputados, mas não detalha a representação de cada estado.

Leia também: Defesa de Bolsonaro apresenta extratos bancários ao STF, mas pede para que dados fiquem em sigilo

O governo também alegou que a lei não estabelece uma regra para o ajuste da representação quando o número de habitantes é alterado.

A atual lei diz que a Câmara é formada por 513 deputados e as bancadas de cada estado podem ter, no máxima, 70 representantes e, no mínimo, oito.

O único estado com o limite máximo de bancada é São Paulo. Dez estados e o Distrito Federal têm o número mínimo de oito parlamentares.

Leia também: Mauro Cid depõe à PF sobre acusações do hacker Delgatti nesta sexta-feira (25)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido