A TV Cultura reapresenta nesta segunda-feira (4), a partir das 23h45, o Roda Viva com José Gregori, ex-ministro da Justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso e ex-Secretário Nacional dos Direitos Humanos. Gregoi morreu no último domingo (3), aos 92 anos. A entrevista, conduzida por Paulo Markun, foi exibida em junho de 2000.
Descendente de italianos, filho de Enrico Gregori Junior e Ester Paraventi, José Gregori era formado em Direito pela tradicional Faculdade de Direito da USP e foi o ministro da Justiça responsável pela implantação do Plano Nacional de Segurança.
Gregori tornou-se uma referência no País na luta pela defesa do Estado Democrático de Direito e pelos direitos humanos. O advogado foi um dos signatários da "Carta aos brasileiros", na Ditadura Militar, em 1977, e defendeu a democracia em novo manifesto durante a eleição de 2022. O jurista ainda foi membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta.
A bancada de entrevistadores foi formada, na ocasião, pelo cientista político Paulo Sérgio Pinheiro, coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo; o advogado Denis Mizne, diretor executivo do Instituto Sou da Paz; Tereza Cruvinel, colunista político do jornal O Globo; Ibsen da Costa Manso, secretário de redação do jornal O Estado de S.Paulo, em Brasília; Ricardo Amaral, repórter especial de política do jornal Valor, em Brasília; e Daniel Bramatti, repórter do jornal Folha de S.Paulo, em Brasília.
Leia também: Giro Econômico discute Lei de Diretrizes Orçamentários nesta quarta (6)
REDES SOCIAIS