Mais de oito meses após a invasão e a depredação das sedes dos três Poderes por parte de bolsonaristas, o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciará nesta semana o julgamento das primeiras ações penais contra os réus pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro.
Para viabilizar o andamento dos processos, Rosa Weber – atual presidente da Suprema Corte – marcou sessões extras nas manhãs das próximas quarta (13) e quinta-feira (14).
Leia mais: Morre a décima vítima da chacina em Mata de São João, na Bahia
Cabe à Justiça decidir se Putin seria preso caso viesse ao Brasil, diz Lula
Os ministros do STF avaliarão as condutas de cada um dos acusados individualmente. Na pauta, estão presentes quatro ações penais. Estas, por sua vez, podem levar à absolvição ou à condenação das pessoas que estiveram presentes nos protestos golpistas em Brasília.
Segundo a Polícia Federal (PF), os alvos da operação Lesa Pátria, que visa a prisão de pessoas envolvidas no evento, poderão responder pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
REDES SOCIAIS