Notícias

Golpe contra Salvador Allende no Chile completa 50 anos nesta segunda-feira (11)

O político foi um dos únicos na história a tentar implementar o socialismo de maneira eleitoral e pacífica; depois de seu assassinato, se iniciou a ditadura liderada por Augusto Pinochet, um dos períodos mais sangrentos da história do país


11/09/2023 14h39

O Golpe de Estado que deu início à ditadura liderada por Augusto Pinochet no Chile, um dos períodos mais sangrentos da história do país, completa exatos 50 anos nesta segunda-feira (11).

Em 11 de setembro de 1973, morria Salvador Allende, um dos únicos marxistas a serem eleitos para o Poder Executivo de uma nação e um dos poucos políticos que tentaram implementar o socialismo de maneira pacífica.

Allende estava no Palácio de La Moneda - sede do governo chileno - quando a estrutura começou a ser bombardeada por integrantes golpistas das próprias forças armadas do país, que contaram com um apoio militar e financeiro vindo dos Estados Unidos.

duas hipóteses sobre sua morte. A primeira e mais aceita é de que, diante da situação, ele teria se suicidado com uma arma que havia sido um presente de Fidel Castro. A segunda é de que as tropas invasoras teriam assassinado o político.

Leia mais: Morre a décima vítima da chacina em Mata de São João, na Bahia

8 de janeiro: STF inicia nesta semana o julgamento das primeiras ações penais contra os réus

Antes de morrer, ele disse: "Viva o Chile! Viva o povo! Viva os trabalhadores! Estas são minhas últimas palavras e tenho a certeza de que meu sacrifício não será em vão. Tenho a certeza de que, pelo menos, será uma lição moral que castigará a perfídia, a covardia e a traição".

Antes do ataque, Pinochet era considerado um general leal a Allende e apolítico. No entanto, ele encabeçou a junta militar que assumiu o poder após o golpe e, no ano seguinte, se tornou o "Chefe Supremo" da nação.

A ditadura chilena durou até 1990. Nos 17 anos de Pinochet no poder, mais de 3 mil pessoas foram assassinadas. Estima-se também que mais de 80 mil pessoas foram presas, e 30 mil delas foram torturadas. Nessa época, o país se tornou uma espécie de "laboratório" para o neoliberalismo, ou seja, foi o primeiro lugar em que esse modelo foi aplicado.

Pinochet morreu em 10 de dezembro de 2006, aos 91 anos de idade.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Golpe contra Salvador Allende no Chile completa 50 anos nesta segunda-feira (11)

Bolsonaro é internado em São Paulo para passar por duas cirurgias

Número de mortos em decorrência do terremoto que atingiu o Marrocos chega a 2.681

Temperatura em São Paulo deve passar de 30ºC nos próximos dias, diz CGE

8 de janeiro: STF inicia nesta semana o julgamento das primeiras ações penais contra os réus