SP registra aumento de 36% na apreensão de visitantes que tentam entrar com drogas em presídios
Segundo o estado, 589 pessoas foram barradas antes de ingressarem em penitenciárias de janeiro a julho deste ano
12/09/2023 20h35
A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP-SP) anunciou nesta terça-feira (12) um aumento de 36% na apreensão de visitantes que tentam entrar com drogas nos presídios. Entre janeiro e julho de 2023, cerca de 589 pessoas não conseguiram se encontrar com seus parentes detidos por serem barradas.
"Recentemente, trocamos todos os escâneres corporais dentro dos presídios. Estamos realizando a partir de hoje, 12, seminário cinotécnico para reforçar a capacitação para uso de cães nas unidades, inclusive para farejar drogas e celulares", afirma Marcello Streifinger, secretário da SAP.
Além disso, Streifinger informa que, em virtude de serem borrifadas em papel, drogas sintéticas como K4 podem entrar com mais facilidade nas detenções. “Esse conjunto de fatores – reforço na revista e mais tentativas com novo tipo de droga – ajudam a explicar o aumento no número de apreensões", completa.
Somente neste ano, o índice de confisco de drogas sintéticas elevou mais de 600%, em comparação com 2022. Já em relação às substâncias semelhantes à cocaína e maconha, o crescimento foi de 64% na comparação entre os períodos.
REDES SOCIAIS