O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reuniram na tarde desta quarta-feira (20) em Nova York, nos Estados Unidos. É a primeira conversa presencial entre os dois desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022.
Em uma rede social, o petista falou sobre o encontro e afirmou que os dois conversaram sobre a importância de manter sempre o diálogo aberto entre os dois países. Os dois estão nos Estados Unidos por conta da Assembleia Geral da ONU.
“Hoje me reuni em Nova York com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países”, escreveu Lula em uma rede social.
O convite para o encontro partiu do brasileiro, segundo informações do Palácio do Planalto.
Leia também: Pela segunda vez seguida, Copom reduz a taxa Selic, que vai de 13,25% para 12,75%
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o encontro foi "amigável": "Longa discussão, em um ambiente tranquilo, amigável, em que trocaram informações sobre cada um dos países e a situação do mundo neste momento. Os presidentes instruíram também suas equipes, os seus ministros, a continuarem em contato para desenvolver as relações bilaterais e discutir as possibilidades de paz", disse a jornalistas após a reunião.
REDES SOCIAIS