Admirados Jornalistas Negros da Imprensa: Adriana Couto, Cris Guterres e Joyce Ribeiro concorrem ao prêmio
Público pode votar até o dia 5 de outubro
21/09/2023 17h45
O prêmio Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira divulgou nesta quinta-feira (21) a segunda etapa do prêmio que reconhece os profissionais e os veículos que se destacam na atividade jornalística e na luta antirracista.
Três nomes da TV Cultura estão concorrendo na categoria ‘Jornalistas’: Adriana Couto, apresentadora do programa Metrópolis, Cris Guterres, apresentadora do Estação Livre, e Joyce Ribeiro, apresentadora do Jornal da Tarde, concorrem ao prêmio.
Leia mais: Com voto de Fux, STF forma maioria contra o marco temporal para demarcação de terras indígenas
O público pode votar até o dia 5 de outubro no Portal dos Jornalistas. Os eleitores poderão indicar entre os finalistas os profissionais e veículos de sua preferência, do 1º ao 5º lugar. Cada posição renderá uma pontuação para o selecionado, sendo 100 pontos para o 1º colocado, 80 para o 2º, 65 para o 3º, 55 para o 4º e 50 pontos para o 5º indicado. A partir da somatória dos pontos serão definidos os homenageados na cerimônia de premiação.
Além das jornalistas, a TV Cultura também concorre ao prêmio na categoria “Veículo Geral”.
O evento está marcado para o dia 13 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo
A eleição dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira é mais uma ação de Diversidade, Equidade e Inclusão de Jornalistas&Cia para fomentar maior diversidade nas redações e, em consequência, nas pautas e fontes presentes no dia a dia da atividade editorial.
+Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira. A iniciativa, uma realização deste Jornalistas&Cia em parceria com 1 Papo Reto, Neo Mundo e Rede JP, conta com o patrocínio da Unilver, apoio da Unibes Cultural e apoio Institucional de ABI, Conajira/Fenaj e Rede Mar.
Para chegar aos 118 jornalistas classificados, foi indicado um total de 347 profissionais. Entre os finalistas, a predominância foi das mulheres, com 73 classificadas.
“A força desse prêmio pode ser vista nos números desse primeiro turno”, explica Eduardo Ribeiro, diretor do Jornalistas&Cia.
“Nenhum de nossos prêmios +Admirados teve tanta adesão e repercussão quanto as que vimos nessas últimas duas semanas, num movimento virtuoso de adesões e compartilhamentos. E foram tantas as indicações que optamos por elevar o número de finalistas aos TOP 50 Profissionais Brasil e por desdobrar a categoria Veículos em duas: uma só para os gerais (grande imprensa) e outra só para os liderados por jornalistas negros. E que venha um segundo turno ainda mais vigoroso e participativo”, completa
REDES SOCIAIS