O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (25) Pham Mihn Chinh, primeiro-ministro do Vietnã.
O encontro ocorreu no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. Ele é a primeira alta autoridade do país a visitar o Brasil em 15 anos.
Na ocasião, eles tiveram uma reunião de trabalho, e em seguida, uma cerimônia de assinatura de acordos na área da agricultura, educação e defesa.
Leia também: Evo Morales anuncia que irá concorrer à Presidência da Bolívia em 2025
De acordo com o órgão do Poder Executivo, o Brasil é o principal fornecedor de soja e carne suína do país asiático. Frango e algodão também estão entre os produtos exportados. Em 2022, as exportações brasileiras somaram US$ 3,4 bilhões, enquanto as importações ultrapassaram US$ 2,9 bilhões.
Em publicação no X, o antigo Twitter, o presidente ressalta que deseja aprofundar a cooperação bilateral entre Brasil e Vietnã, e justifica: “Somos dois países do Sul Global comprometidos com a paz, o multilateralismo, o desenvolvimento sustentável e o combate à fome e à pobreza”, expõe.
O Brasil vê com potencial os avanços econômicos e sociais do Vietnã na última década. A economia vietnamita cresceu a uma média de quase 6% ao ano e 10% da população saiu da pobreza. Somos dois países do Sul Global comprometidos com a paz, o multilateralismo, o desenvolvimento…
— Lula (@LulaOficial) September 25, 2023
Queremos aprofundar a cooperação bilateral entre Brasil e Vietnã em diversas áreas, como agricultura, educação e defesa, que foram objeto de acordos assinados hoje. Na área de agricultura, assinamos um plano de ação que vai nos permitir avançar na abertura do mercado vietnamita…
— Lula (@LulaOficial) September 25, 2023
Conversei também com o primeiro-ministro Pham Minh Chính sobre nossas relações comerciais, que vêm crescendo continuamente há mais de dez anos, atingindo 6,4 bilhões de dólares e pode crescer ainda mais. O Brasil exporta para o Vietnã praticamente o mesmo que para a França e…
— Lula (@LulaOficial) September 25, 2023
O encontro no Itamaraty foi um dos primeiros compromissos de Lula nesta semana, em que planeja realizar uma cirurgia no quadril, programada para sexta-feira (29). O procedimento é considerado de baixo risco e tem como objetivo aliviar as dores que ele sente na região.
Leia também: Excepcionalmente, Rodrigo Piscitelli apresenta o Roda Viva nesta segunda-feira (25)
REDES SOCIAIS