O Roda Viva recebe Marcos Pereira nesta segunda-feira (25). O deputado federal também é presidente nacional do Republicanos.
Ricardo Corrêa, coordenador de Política no Estadão, relembra o não alinhamento do entrevistado com o governo vigente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação a pautas de costume e de economia. Diante disso, o jornalista questiona "o que sobra" de convergências entre o Republicanos e o governo federal.
“O programa do nosso partido político já no preâmbulo manifesta que é um partido conservador nos costumes e liberal na economia. A parte dos costumes eu acho que o governo não vai nem trabalhar, não vai avançar, não foi o perfil do Lula no primeiro e no segundo mandato. E a pauta econômica nós vamos analisar caso a caso”.
Na sequência, o deputado manifesta seu posicionamento de defesa ou contrariedade em alguns dos pontos de discussão no governo. Sobre a autonomia do Banco Central, ele afirma: “nós não temos condições de avançar”. O mesmo vale para uma possível volta de um imposto sindical: “o partido não tem condições de apoiar”.
Já em relação a Reforma Tributária, Marcos Pereira enfatiza um apoio declarado:
“A Reforma Tributária nós apoiamos majoritariamente. Porque primeiro que não era uma pauta eminentemente de governo. É uma reforma que defendo desde que fui Ministro da Indústria, de 2016 a 2018. Eu costumo chamá-la de mãe de todas as reformas”.
Por fim, destaca convergências em outras questões, como o do aumento do salário mínimo e de programas como “Minha Casa, Minha Vida” e “Bolsa Família”.
Excepcionalmente, Rodrigo Piscitelli apresenta o Roda Viva nesta segunda-feira (25) no lugar de Vera Magalhães. A decisão foi divulgada pela jornalista em publicação nas redes sociais na manhã desta segunda após o falecimento de uma amiga.
Participam da bancada de entrevistadores Guilherme Caetano, repórter do jornal O Globo, Igor Gadelha, colunista do Portal Metrópoles, Anna Virginia Balloussier, repórter especial da Folha de S. Paulo, Ricardo Corrêa, coordenador de Política em São Paulo no Estadão, e Clarissa Oliveira, analista de Política da CNN Brasil.
Veja o programa na íntegra:
O programa vai ao ar, ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
REDES SOCIAIS