Notícias

Governo cria programa para organizar fios nos postes das cidades brasileiras

O objetivo é que os cabos e equipamentos sejam instalados e os riscos para a população diminuídos, além de minimizar o "impacto visual" dos emaranhados


26/09/2023 17h10

Os ministros Juscelino Filho (Comunicações) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) assinaram nesta terça-feira (26) uma portaria com regras que busca organizar os fios nos postes das cidades brasileiras.

A medida cria o Programa Nacional de Compartilhamento de Postes, ou "Programa Poste Legal", para que os cabos e equipamentos sejam instalados e os riscos para a população diminuídos. Além disso, a intenção é minimizar o "impacto visual" dos emaranhados de cabos.

"É um primeiro passo para resolver o problema", afirmou o ministro Alexandre Silveira.

Depois da portaria, uma regulamentação conjunta feita pela agências reguladoras de energia (Aneel) e telecomunicações (Anatel) será publicada com todas as regras para as empresas seguirem.

Leia também: Uefa libera que seleções de base da Rússia voltem a disputar torneios após suspensão por guerra

Estresse térmico: Entenda sintoma que afeta 38 milhões de brasileiros e se agrava na onda de calor

Recentemente, a grande ocupação dos postes se tornou um problema por conta da maior procura por serviços como internet banda larga e telefonia móvel.

O ministro Juscelino Filho informou que esse documento assinado hoje vai ser importante, já que são estruturas que fazem parte do dia a dia. "Hoje, 65 milhões de residências possuem internet graças aos postes", disse.

Os ministérios acreditam que a maior organização do uso dessas estruturas deve proporcionar uma redução de custos operacionais às empresas que utilizam os postes e, com isso, refletir em uma redução nos custos para o consumidor.

O conselheiro da Anatel, Arthur Coimbra, disse, durante o evento, estar contente com a assinatura do documento. "Vai orientar o trabalho das agências", afirmou se referindo à regulação que será feita em conjunto pela Anatel e Aneel.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estresse térmico: Entenda sintoma que afeta 38 milhões de brasileiros e se agrava na onda de calor

Na CPI dos Atos Golpistas, Augusto Heleno diz que delação de Cid sobre reunião golpista é “fantasia”

Setembro de 2023 é o mês mais chuvoso de Porto Alegre em 107 anos, diz Inmet

Comando Central dos EUA afirma ter capturado agente do Estado Islâmico

GRU Airport recebe campanha de doação de sangue nos dias 27 e 28 de setembro