Servidores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e do Metrô estão em greve nesta terça-feira (3).
A iniciativa, segundo eles, ocorre em protesto contra os planos de privatização das companhias.
Leia também: Greve dos trabalhadores de Metrô, CPTM e Sabesp paralisa São Paulo
A seguir, confira o que funciona e não funciona em São Paulo:
Transporte
No Metrô, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 15- Prata e 3-Vermelha estão paralisadas, enquanto a 4-Amarela e a 5-Lilás funcionam.
Na CPTM, as linhas 10-Turquesa, 12-Safira e 13-Jade não funcionam. A 7- Rubi (de Caieiras a Luz) e 11-Coral (de Guaianases a Luz) operam parcialmente, enquanto a 8-Diamante e a 9-Esmeralda estão abertas.
Integrações abertas: Linha 7-Rubi na Estação Barra Funda com a Linha 8-Diamante / Linha 11-Coral e 7-Rubi na Estação Luz com a Linha 4-Amarela.
De acordo com o governo estadual, os ônibus municipais e intermunicipais circulam normalmente. "A EMTU e a SPTrans organizaram um esquema especial para manter a frota total durante todo o dia a fim de minimizar os transtornos causados à população. Na capital, a SPTrans ampliou os itinerários de mais de 20 linhas municipais para que os passageiros consigam chegar mais perto de locais com maior concentração de comércio e serviços", informa.
A Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio municipal de veículos. Com isso, aqueles que apresentam placas com final 3 e 4 poderão circular pela cidade sem qualquer tipo de restrição ou punição.
O rodízio de placas para veículos pesados, como os caminhões, e as demais restrições, continuam a valer normalmente. Enquanto a Zona Azul também foi suspensa.
Educação
As aulas e as provas nas escolas estaduais foram canceladas na capital e na região metropolitana, no entanto, as creches e escolas da rede municipal continuam com a programação normal.
Serviço
Governo do Estado de São Paulo determinou ponto facultativo em todos os serviços públicos estaduais da capital.
Os Correios abrem nesta terça-feira (3). A Assembleia Legislativa e o Judiciário tiveram ponto facultativo decretado. Por fim, os pacientes dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) da capital e de outras unidades de saúde da rede estadual, que possuem uma consulta ou exame, terão seus reagendamentos garantidos.
Os serviços prestados pela Sabesp poderão ser afetados parcialmente, porém, o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos segue normalmente.
REDES SOCIAIS