As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 2024 terão seus códigos-fonte disponibilizados às entidades fiscalizadoras na manhã desta quarta-feira (4).
O ato reforça a transparência acerca do processo eleitoral. No ano que vem, serão definidos prefeitos e vereadores em todo o país.
Código-fonte é o nome dado à programação de um software que tem as instruções necessárias para que o sistema funcione. Sua abertura permite que as urnas eletrônicas sejam inspecionadas.
Leia mais: Nobel de Química em 2023 vai para cientistas que estudam nanopartículas
STF retoma julgamento de ação que questiona as condições dos presídios brasileiros
Em nota, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que “a abertura do código-fonte da urna reafirma o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência e a segurança do sistema eletrônico de votação, bem como com o fortalecimento da democracia”.
“A Justiça Eleitoral prepara um ambiente seguro para deixar os sistemas a serem utilizados na eleição à disposição das entidades fiscalizadoras interessadas, que podem utilizar ferramentas automatizadas e solicitar os esclarecimentos que julgarem necessários”, completa o texto.
REDES SOCIAIS