O Ministério das Relações Exteriores atualizou na tarde deste domingo (8) o número de brasileiros desaparecidos em Israel após o início do conflito entre o país e o grupo Hamas.
Segundo o Itamaraty, três pessoas estão desaparecidas. Eles participavam de um festival de música no sul do país, a menos de 20 quilômetros da Faixa de Gaza. O governo brasileiro não informou a identidade de nenhum dos desaparecidos.
Leia mais: Brasil prepara seis aviões para resgatar brasileiros em Israel
Até então, os desaparecidos eram dois. O governo também divulgou que o brasileiro identificado como ferido já recebeu alta do hospital e passa bem.
"A Embaixada em Tel-Aviv identificou, até o presente momento, três brasileiros desaparecidos e um ferido, todos binacionais, que participavam de festival de música no distrito sul de Israel a menos de 20 km da Faixa de Gaza. O brasileiro ferido, também binacional, recebeu, hoje, alta do hospital e se encontra bem", diz a nota.
A Força Aérea Brasileira (FAB) detalhou neste domingo (8) como será a operação de repatriação de brasileiros que estão na área de conflito em Israel e na Palestina.
Segundo informações da FAB, seis aviões estão sendo preparados para o resgate de brasileiros. Um avião KC-30, com capacidade para 230 passageiros, será enviado ainda neste domingo de Natal (RN) para a Itália – onde ficará aguardando orientações para buscar brasileiros no Oriente Médio e devolvê-los ao solo brasileiro.
Há outro KC-30 destinado para a missão e outros quatro aviões, dois de cada modelo: KC390, com capacidade para 80 passageiros, e o VC2, cedido pela presidência da República, com capacidade para 40 lugares.
A decolagem deverá ser feita no aeroporto de Telaviv, em Israel. No entanto, o governo ainda avalia outros aeroportos para repatriar os brasileiros que não estão em Israel ou podem correr risco ao tentar chegar à capital israelense.
Ainda de acordo com Damasceno, a lista de passageiros deve ser fechada na manhã desta segunda-feira (9), no horário de Brasília. Os voos podem decolar já na segunda – de preferência, saindo do Oriente Médio no turno da tarde.
Leia também: Após resposta de Israel ao Hamas, Faixa de Gaza sofre dia mais mortal em 15 anos
REDES SOCIAIS