Um novo avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Brasília, às 16h20 desta segunda-feira (9), com destino ao Oriente Médio. A aeronave é a segunda, entre as seis disponibilizadas pelo governo, com a missão de resgatar e repatriar os cidadão brasileiros que tentam sair da região da Faixa de Gaza ou de Israel, em decorrência do conflito armado iniciado no último sábado (7) entre o Hamas e as forças militares israelenses.
De acordo com a FAB, o modelo KC-30 deverá realizar uma parada na cidade de Roma, na Itália, e, após um trajeto de 11h30 de voo, pousará na cidade de Tel Aviv, em Israel.
O ramo aeronáutico das Forças Armadas do Brasil chegou a publicar um vídeo do momento da decolagem. Assista:
#OperaçãoVoltandoEmPaz
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) October 9, 2023
Hoje (09/10), decolou da Base Aérea de Brasília, às 16h20 (horário local), o 2º KC-30 da Força Aérea Brasileira com destino ao Oriente Médio. A aeronave prossegue inicialmente para Roma (Itália), com previsão de 11h30min de voo.@DefesaGovBr… pic.twitter.com/1DAl6y1Ex8
A primeira aeronave, um Airbus A330-200 convertido em um KC-30 com capacidade para 230 passageiros (a mesma quantidade do avião enviado nesta segunda), decolou na tarde de ontem (8) e deve chegar a Tel Aviv até terça-feira (10).
Segundo comunicado feito nesta tarde pelo Ministério das Relações Exteriores, até o momento, a Embaixada em Tel Aviv colheu, por meio de formulário online, dados de cerca de 1.700 brasileiros que manifestaram interesse na repatriação. A maioria são turistas que estão em Israel.
“Em um primeiro momento, deverão ser priorizados os residentes no Brasil, sem passagem aérea”, diz trecho do comunicado.
Leia também: Luiz Marinho defende debate sobre jornada de trabalho de quatro dias na semana
Na mesma nota, o Itamaraty informou que três brasileiros ainda seguem desaparecidos na região.
“Face à incerteza quanto ao momento em que poderão ocorrer os voos de repatriação, o Ministério das Relações Exteriores reitera recomendação de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar”, enfatiza o Ministério.
No domingo (8), o Ministério da Defesa também publicou um infográfico explicando a respeito do funcionamento do processo de repatriação. Veja abaixo:
#Repatriação 🇧🇷 | Resgatar cidadãos brasileiros em outros países é uma das capacidades da Defesa!
— Ministério da Defesa (@DefesaGovBr) October 8, 2023
➡️ Entenda como funciona essa missão de ajuda humanitária: https://t.co/fUOIPX98oU pic.twitter.com/c4lIPtPv5I
Leia também: Conflito Israel-Hamas é tema do Legião Estrangeira desta quarta (11)
REDES SOCIAIS