Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | 'X' @fab_oficial
Reprodução | 'X' @fab_oficial

Um novo avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Brasília, às 16h20 desta segunda-feira (9), com destino ao Oriente Médio. A aeronave é a segunda, entre as seis disponibilizadas pelo governo, com a missão de resgatar e repatriar os cidadão brasileiros que tentam sair da região da Faixa de Gaza ou de Israel, em decorrência do conflito armado iniciado no último sábado (7) entre o Hamas e as forças militares israelenses.

De acordo com a FAB, o modelo KC-30 deverá realizar uma parada na cidade de Roma, na Itália, e, após um trajeto de 11h30 de voo, pousará na cidade de Tel Aviv, em Israel.

O ramo aeronáutico das Forças Armadas do Brasil chegou a publicar um vídeo do momento da decolagem. Assista:

A primeira aeronave, um Airbus A330-200 convertido em um KC-30 com capacidade para 230 passageiros (a mesma quantidade do avião enviado nesta segunda), decolou na tarde de ontem (8) e deve chegar a Tel Aviv até terça-feira (10).

Segundo comunicado feito nesta tarde pelo Ministério das Relações Exteriores, até o momento, a Embaixada em Tel Aviv colheu, por meio de formulário online, dados de cerca de 1.700 brasileiros que manifestaram interesse na repatriação. A maioria são turistas que estão em Israel.

“Em um primeiro momento, deverão ser priorizados os residentes no Brasil, sem passagem aérea”, diz trecho do comunicado.

Leia também: Luiz Marinho defende debate sobre jornada de trabalho de quatro dias na semana

Na mesma nota, o Itamaraty informou que três brasileiros ainda seguem desaparecidos na região.

“Face à incerteza quanto ao momento em que poderão ocorrer os voos de repatriação, o Ministério das Relações Exteriores reitera recomendação de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar”, enfatiza o Ministério. 

No domingo (8), o Ministério da Defesa também publicou um infográfico explicando a respeito do funcionamento do processo de repatriação. Veja abaixo: 


Leia também: Conflito Israel-Hamas é tema do Legião Estrangeira desta quarta (11)