O Roda Viva recebe a cardiologista Ludhmila Abrahão Hajjar nesta segunda-feira (9). Ela tomou posse recentemente como Professora Titular da Disciplina de Emergências Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), sendo a primeira mulher a ocupar a cadeira.
Durante a entrevista, a médica afirma que comportamentos de glamourização da obesidade podem prejudicar o combate à doença no país.
“A glamourização tem um risco sim, da gente achar que é ok. Não. Temos que olhar pelos dois lados. Não temos jamais que olhar com preconceito, mas é uma doença, é um fator de risco grave, e a gente tem que tratar”, diz.
Ludhmila explica que a obesidade é um fator de risco para infarto, acidente vascular cerebral e para cânceres.
Apesar dos riscos da obesidade, a médica não descarta a existência de preconceito contra pessoas obesas no país.
“Hoje, nós estamos enfrentando a obesidade como uma doença, com muito respeito, e com um foco muito grande em melhorar a vida desse paciente. Agora, que nós temos uma sociedade gordofóbica, nós sabemos que temos. É nosso papel como professor, como médico, encerrar esse tipo de comportamento”, opina.
Participam da bancada de entrevistadores Daniela Tófoli, diretora editorial de marcas segmentadas da editora Globo; Lígia Formenti, editora de saúde do Jota; João Batista Jr., repórter da Revista Piauí; Leon Ferrari, repórter do jornal O Estado de S.Paulo e Constança Tatsch, jornalista do jornal O Globo.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
REDES SOCIAIS