Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

O WhatsApp oferece funcionalidades que podem ser úteis para pessoas que tenham sido vítimas de clonagem de contas. Golpistas frequentemente buscam adquirir acesso a fotos e a contas de seus alvos, com o intuito de confundir os contatos das vítimas e persuadi-los a realizar transferências financeiras para desconhecidos.

Caso você tenha caído nesse tipo de golpe, é possível entrar em contato com o WhatsApp para tentar resolver a situação. Em algumas situações, o processo de recuperação da conta pode demandar alguns dias. Portanto, é crucial alertar seus contatos sobre a situação, informando que alguém está se passando por você.

Como denunciar uma conta no WhatsApp:

1. Na tela da conversa, clique nos três pontinhos;

2. Clique em "Mais", e em seguida, em "Denunciar";

3. Informe porque o número está sendo denunciado.

Caso seu WhatsApp seja roubado, não cancele sua linha se você ainda receber ligações e mensagens no número. Ao contrário do que muitos pensam, o cancelamento da linha não afeta o acesso do bandido ao WhatsApp e dificulta a recuperação da conta.

Para reconfigurar a conta no aplicativo:

1. Tente configurar sua conta novamente no celular;

2. Insira o código enviado por SMS;

3. Caso o golpista tenha ativado uma segunda senha no outro celular, é necessário aguardar sete dias para repetir o processo.

Veja imagens: Webstory: WhatsApp clonado: Como se prevenir de golpes

Como prevenir golpes:

1. Ativar a Proteção em Duas Etapas: Esta camada adicional de segurança impede que terceiros acessem sua conta apenas com o código enviado por SMS.

2. Habilitar Notificações de Segurança: Fique em alerta quando alguém configurar a conta em um novo celular. Caso alguém solicitar dinheiro imediatamente após esse aviso, pode ser um sinal de golpe.

3. Controlar a Visibilidade da Foto de Perfil: Evite que criminosos usem sua foto para se passar por você em outra conta, mostrando sua foto apenas para seus contatos.

4. Limitar a Visibilidade de Dados: Defina quem pode ver informações como "visto por último", "online" e status. 

5. Gerenciar Adições em Grupos: Evite ser adicionado a grupos de desconhecidos, escolhendo quem pode te adicionar. 

6. Silenciar Chamadas de Números Desconhecidos: Mesmo que você receba chamadas de números desconhecidos, silenciá-las fará com que elas apareçam na aba Chamadas e nas notificações, mas sem interromper seu uso do aplicativo.