Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

No Legião Estrangeira da última quarta-feira (18), o conflito entre Israel e o Hamas foi o principal assunto. Entre os convidados, estava a jornalista Daniela Kresch, do Instituto Brasil - Israel e moradora do país há muitos anos. Logo na abertura, ela revelou que as sirenes do Sistema Anti-Bombas tinham acabado de serem ligadas e seu coração batia mais forte.

“Essa é uma palinha do quem tem sido viver em Israel nos últimos dez dias. Mais para falar a verdade, desde que o Hamas está no poder na Faixa da Gaza, a vida de boa parte dos israelenses é um inferno. As pessoas precisam passar boa parte do tempo em abrigos antiaéreos, pois a qualquer momento pode ser lançado uma bomba”, contou.

Kresch vive em Israel, de maneira ininterrupta, há 20 anos e admitiu que nunca tinha passado por uma semana como a passada.

“Foi a semana que mais passei medo na minha vida. Na verdade, foi a pior semana da minha vida. Não só pelas notícias dos horrores que estão acontecendo, mas por ter um medo físico e pessoal. O ataque terrorista que aconteceu na fronteira da Faixa de Gaza com algumas comunidades, que eu frequentava, conhecia pessoas e era muito bonito, matando mais de 400 pessoas de maneira bárbara”, completou.

Leia também: Ataque à Faixa de Gaza mata viúva de fundador do Hamas

O pior dia dela foi o dia 7 de outubro, dia dos primeiros ataques. Ela revelou que foi acordada pelo sistema de alerta de bombas. Pelo apartamento ser moderno, ele possui um cômodo que funciona como um bunker. Junto da filha, elas se trancaram e com medo de integrantes do Hamas invadirem.

Assista ao depoimento completo:


O Legião Estrangeira recebeu o jornalista e escritor brasileiro Paulo Markun, o jornalista boliviano Freddy Rodríguez Suárez, correspondente internacional da Radio Monumental, e a repórter especial brasileira do O Globo Janaína Figueiredo.