Em três semanas, incêndios destroem 20,18% do Parque Estadual Encontro das Águas, no MT
O levantamento mostra que, no domingo (22), o parque registrou 2.225 hectares de área atingida, enquanto na segunda-feira (23) foram 9.075 hectares queimados
24/10/2023 16h01
O incêndio que atinge o Parque Estadual Encontro das Águas desde o início de outubro, entre os municípios de Barão de Melgaço e Poconé, no Mato Grosso, teve um aumento de 5,73% em dois dias. Os novos dados foram divulgados nesta terça-feira (24) pelo Laboratório De Aplicações De Satélites Ambientais - UFRJ (LASA).
Imagens de satélite mostram a destruição causada pelo fogo em um mês de incêndios. O levantamento mostra que, no domingo (22), o parque registrou 2.225 hectares de área atingida. Já na segunda-feira (23) foram 9.075 hectares queimados. Portanto, Entre os dois dias, houve um aumento de 6.850 hectares queimados, o que corresponde a 5,73%.
Leia também: Museu francês vai retocar estátua de Dwayne Johnson após ator reclamar do tom de pele
Enem 2023: locais de prova são divulgados; veja como consultar
As informações da LASA são que, somente em outubro, o parque já perdeu 21.825 hectares de vegetação, o que corresponde a 20,18% da área total.
Por meio de nota, o Corpo de Bombeiros afirmou nessa segunda que cerca de 30 militares permanecem distribuídos em pontos estratégicos ao longo dos Rios Canabu, Cuiabá e São Lourenço para combater o incêndio que atinge o Parque Estadual Encontro das Águas.
Os agentes ainda disseram que aeronaves dos Bombeiros e da Defesa Civil fazem o despejo de água para diminuir a intensidade das chamas e aumentar a umidade na região.
O Parque Estadual Encontro das Águas tem 108 mil hectares e se pode ver a exuberância do Pantanal bem de perto. O governo do estado explicou que a localidade é conhecida por deter a maior concentração de onças-pintadas do mundo.
REDES SOCIAIS