O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com brasileiros resgatados na Cisjordânia, território palestino próximo à área da guerra entre Israel e Hamas, no Oriente Médio, chegou ao Brasil nesta quinta-feira (2).
32 passageiros estavam no voo, sendo um jordaniano e um palestino. Além disso, o seis idosos, 11 crianças e dois cadeirantes também foram resgatados. O avião fez o primeiro pouso em Recife, às 5h35, onde seis pessoas desembarcaram (destes, três foram para Fortaleza) e 26 seguiram para Brasília (DF).
Leia mais: Todas as cidades do AM decretam estado de emergência em virtude da seca
A aeronave do modelo VC-2 (Embraer 190) decolou de Amã, capital da Jordânia, na tarde dessa quarta-feira (1º). Profissionais de saúde como médicos, psicólogos e enfermeiros também estavam no voo.
Os passageiros que desembarcam em Brasília também têm como destino final outras cidades brasileiras: Foz do Iguaçu (oito), São Paulo (cinco), Florianópolis (quatro), Recife (três), Rio de Janeiro (três), Fortaleza (três), Curitiba (dois), Goiania (dois) e Porto Alegre (um). Um cidadão resgatado permanece na capital federal.
Ao todo, 1.445 brasileiros foram repatriados desde o início do conflito entre Israel e Hamas. 10 voos já saíram do Brasil para a Operação Voltando em Paz. Este é o nono voo que traz repatriados na zona de conflito.
Em uma rede social, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou a chegada dos brasileiros.
“Mais uma etapa da operação Voltando em Paz foi concluída. Os passageiros que estavam na Cisjordânia, na Palestina, foram repatriados e já estão em solo brasileiro. Os esforços do governo federal continuam para trazer os brasileiros que estão na Faixa de Gaza, bem como para que o cessar-fogo aconteça de uma vez por todas”, escreveu.
REDES SOCIAIS