A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal votará na manhã desta terça-feira (7) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 45/2019. Caso o texto da reforma tributária seja aprovado neste primeiro pleito, ele segue para a análise no plenário.
Os senadores devem concluir os assuntos relacionados à reforma tributária ainda nesta semana. Vale lembrar que a PEC em questão foi aprovada pela Câmara dos Deputados há mais de três meses.
Relator da proposta, Eduardo Braga (MDB-AM) incorporou diversas sugestões recebidas ao projeto. Com isso, a PEC 45/2019 deve retornar à análise dos deputados federais caso seja aprovada pelos senadores.
Leia mais: Veja os principais pontos do Roda Viva com Ailton Graça
Mortos em razão da atuação de Israel em Gaza ultrapassam os 10 mil
Durante sua participação no Roda Viva, o economista Roberto Giannetti da Fonseca afirmou que o texto "tem que buscar simplicidade, constitucionalidade, equidade, progressividade e neutralidade. Começar pela neutralidade. Não pode aumentar a carga tributaria, pois chegamos na exaustão da capacidade contributiva da sociedade brasileira.”
Na edição, que foi ao ar na última sexta-feira (30), o empresário também criticou a estrutura tributária do país: “temos, no Brasil, um dos sistemas mais disfuncionais de estrutura tributária do mundo. Regressivo, complexo, litigioso, confuso e um dos principais fatores que impediram o país de crescer em seu potencial ao longo das últimas décadas.”
REDES SOCIAIS