Notícias

Enem 2023: Polícia Federal identifica oito pessoas suspeitas de vazar imagens das provas

Segundo dia de aplicação do exame ocorre neste domingo (12)


12/11/2023 17h14

A Polícia Federal (PF) identificou oito pessoas suspeitas de serem as responsáveis por vazarem imagens das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último domingo (5).

Todos os envolvidos foram ouvidos e materiais que teriam sido usados para aplicar fraudes em Maceió e Vitória da Conquista (BA) foram apreendidos.

Leia também: Lula quer receber brasileiros que estavam na Faixa de Gaza, afirma ministro Mauro Vieira

Os casos foram registrados em Caruaru (PE), Natal (RN), Cornélio Procópio (PR) e Brasília. A operação ainda cumpre diligências no Rio Grande do Sul e no Ceará.

Entenda o que aconteceu

No primeiro dia de aplicação do exame, fotos dos cadernos das provas circularam nas redes sociais após o fechamento dos portões nos locais de aplicação e antes do horário que permitia a saída dos estudantes das salas com as avaliações.

As empresas responsáveis pelas plataformas digitais foram acionadas no mesmo dia para que o conteúdo fosse preservado e para auxiliarem no rastreamento das postagens.

A segurança e a aplicação do Enem são feitas de forma integrada por funcionários dos ministérios da Educação, da Justiça e da Defesa, Inep, PF, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Correios, além de órgãos estaduais de segurança. O segundo dia de aplicação ocorre neste domingo (12), com questões de matemática e ciências da natureza.

Leia também: Inmet amplia alerta de calor e aumenta nível de perigo para as regiões Sudeste e Centro-Oeste

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido