Onda de calor deve atingir seu pico nesta quinta-feira (16)
Há ao menos quatro capitais do Centro-Oeste e do Sudeste com a possibilidade de registrarem recordes de temperatura
16/11/2023 08h34
A onda de calor que assola o país deve atingir seu pico nesta quinta-feira (16), com ao menos quatro capitais do Centro-Oeste e do Sudeste com a possibilidade de registrarem recordes de temperatura.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 16 unidades federativas estão em alerta de "grande perigo" por causa do calor extremo. As máximas de diversas cidades brasileiras, que atualmente se encontram acima da média, devem variar de 36°C a 42°C.
A onda de calor exige diversos cuidados com a saúde. É importante beber bastante água, e crianças e idosos devem receber atenção especial, pois são os mais vulneráveis.
Leia mais: Forças de Defesa de Israel bombardeia casa de Ismail Haniyeh, atual líder do Hamas
Após mais um dia de forte calor, São Paulo registra chuva com granizo e queda de energia
“A primeira coisa é evitar a exposição solar. Então, a gente deve começar o dia com uma programação, principalmente nos horários de pico de calor. Se manter os compromissos realmente importantes e precisar se expor, faça no comecinho da manhã ou no final do dia para evitar o pico de insolação”, explica a médica Sara Morhbacher.
Em entrevista exclusiva ao Jornal da Tarde da TV Cultura, a médica recomenda o uso de roupas leves e que não sejam justas para permitir uma circulação maior, tomar bastante água, passar protetor solar e procurar lugares frescos.
REDES SOCIAIS