Presidente se desculpa pela atuação do Banco do Brasil no período pré-abolição da escravidão
“Direta ou indiretamente, toda a sociedade brasileira deveria pedir desculpas ao povos negro", afirmou Tarciana Medeiros
18/11/2023 15h15
A presidente do Banco do Brasil (BB) se desculpou pela atuação da instituição durante o período pré-abolição da escravidão no país.
“Direta ou indiretamente, toda a sociedade brasileira deveria pedir desculpas ao povo negro por algum tipo de participação naquele momento triste da história. Neste contexto, o Banco do Brasil de hoje pede perdão ao povo negro pelas suas versões predecessoras e trabalha intensamente para enfrentar o racismo estrutural no país”, afirmou Tarciana Medeiros neste sábado (18).
"O simples fato de sermos uma instituição da atualidade nos move a realizar atividades voluntárias com o compromisso público e com metas concretas para combater a desigualdade étnico-racial e buscar por justiça social no âmbito de uma sociedade que guarda sequelas da escravidão, independentemente de existir ou não qualquer conexão, ainda que indireta, entre atividades de suas outras versões e escravizadores do século XIX”, completou a nota.
Leia mais: Israel lançou o mesmo que 25 mil toneladas de TNT em Gaza, diz embaixada
Responsável por shows de Taylor Swift libera copos de água lacrados no Engenhão
Vale lembrar que Tarciana é a primeira mulher a presidir o banco em questão.
Além do pedido de desculpas, o texto divulgado também anunciou uma série de medidas por parte do BB. Dentre elas, estão novas licitações com cláusulas para fomentar diversidade na empresa, parcerias para encaminhar jovens do programa Menor Aprendiz para o mercado de trabalho, a criação do Edital de Empodeiramento Socioeconômico de Mulheres Negras e o investimento em pesquisas aplicadas à temática racial, por exemplo.
REDES SOCIAIS