Notícias

COP 28: Durante encontro anual, EUA se comprometem a parar de usar carvão em usinas

O anúncio foi feito pelo assessor especial para o clima dos Estados Unidos, John Kerry, que acontece até o dia 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes


02/12/2023 14h23

Durante o principal encontro anual da ONU sobre mudanças climáticas, a COP 28, os Estados Unidos (EUA) se comprometeram, neste sábado (2), a parar de usar usinas movidas a carvão, um dos combustíveis fósseis responsáveis pelo agravamento do aquecimento global.

Leia mais: Geraldo Alckmin deve visitar mina da Braskem em Maceió nos próximos dias

O anúncio foi feito pelo assessor especial para o clima dos Estados Unidos, John Kerry, que acontece até o dia 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes.

O carvão é responsável por cerca de 40% das emissões de combustíveis fósseis, e os Estados Unidos e a China respondem por quase 60% das emissões de gás carbônico por queima de carvão, de acordo com o Center for Climate and Energy Solutions.

Kerry afirmou que os EUA vão se juntar a uma aliança composta por mais de 50 países comprometidos a fazer a transição energética do carvão, deixando de construir novas usinas e progressivamente fechando as já existentes.

Leia também: PGR pede ao STF abertura de inquérito contra Janones por suspeita de rachadinha

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido