Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr/Ministério da Saúde
Reprodução/Flickr/Ministério da Saúde

Dados do Registro Brasileiro de Transplantes, relatório publicado nesta segunda-feira (4) pela ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos), mostrou que o Brasil teve um aumento de 12% no número de transplantes de órgãos entre janeiro e setembro deste ano comparado ao mesmo período em 2022. É o maior nível em quatro anos.

Foram 6.559 transplantes nos nove primeiros meses de 2023, contra 5.855 em 2022.

Apesar dos bons números, ainda não alcançou o patamar do período pré-pandemia da Covid-19. Em 2019, foram 6.722 órgãos transplantados entre janeiro e setembro.

"Embora com alguns percalços, a situação da doação e do transplante parece promissora e estamos próximos das metas estabelecidas para os próximos seis anos", diz um trecho do relatório.

Leia também: Internet 5G chega para mais 623 municípios pelo Brasil nesta segunda-feira (4)

Além do aumento comparado ao ano passado, a maioria das metas de transplante para 2023 já foram atingidas. Os indicadores referentes a transplantes de rim, fígado e coração registraram alta.

Os únicos órgãos que ainda não atingiram o volume de transplantes previsto foram pulmão e pâncreas, que ficaram também abaixo das taxas do ano anterior.

"O transplante de pulmão é realizado em poucos centros, em apenas três estados. Enquanto isso, o número de transplante de pâncreas, que não é vital, diminuiu em muitos países, apesar dos excelentes resultados", explica um outro trecho do documento, assinado pelo médico Valter Duro Garcia.

Leia também: Maioria dos brasileiros já viveu, pelo menos, um evento climático extremo, aponta Instituto Pólis